Horror japonês, também chamado de terror japonês ou J-Horror, é o nome dado a um estilo de obras de terror produzidas na cultura popular japonesa, célebres por suas temáticas únicas e por seu tratamento característico do gênero de terror à luz dos enfoques ocidentais. O horror japonês tende a se focar no terror psicologico e na construição de tensão (antecipação), especialmente envolvendo yurei (fantasmas) e poltergeists, enquanto diversos deles contêm temas relacionados à religião popular, como possessão, exorcismo, xamanismo, premonicao e yōkai.
A origem do horror japonês vem do Período Edo e do Período Meiji, onde eram conhecidas como kaidan.
O filme Ring, de 1998 mostrou pela primeira vez a imagem dos yūrei para o ocidente; são fantasmas, espíritos ligados ao mundo físico devido a fortes emoções que não lhes permite passar. Dependendo a emoção que os une, eles se manifestam como um tipo peculiar de fantasma. O tipo mais comum é onryō, um fantasma que tem desejo de vingança.
Como muitas criaturas do folclore,como lobisomens e vampiros, esses fantasmas seguem algumas regras: normalmente mulheres (embora existam yūrei homens), usam roupa branca (cor da vestimenta funébre no Japão), e têm cabelos longos.
Muitos filmes japoneses de terror tiveram remakes americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário